quarta-feira, 20 de junho de 2012

PECADO, O QUE É?

De acordo com a bíblia, pecar é transgredir as leis de DEUS. 
Mais será que sabemos de verdade o que Deus nos deixou como ensinamento?
Me lembro que antes de começar a orar e buscar a palavra com frequência, não me importava com o era ou não certo pra Deus. Somente me regia pelas leis de moralidades e ética que constituem nossa sociedade. 
Durantes essas leituras, percebi que muito do que é aceito em sociedade não é aceito por Deus. Não sou Expert no assunto, deixarei aqui apenas minha percepção de tudo o que encontrei...
Se pecar é transgredir as leis de Deus, quais são essas leis?
Pra mim, essas leis nada mais são do que os mandamentos que deus nos deixou, no antigo testamento é citado no livro de Exôdo:
1.Não terás outros deuses diante de mim.
2.Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.
3.Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.
4.Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
5.Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6.Não matarás.
7.Não adulterarás.
8.Não furtarás.
9.Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10.Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



Já no novo testamento, Jesus nos diz no livro de Matheus:



Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40

Porém eu não vi explicitamente na bíblia nenhum texto que fale só dos pecados que tanto ouvimos, OS PECADOS CAPITAIS.
Neste post falarei somente da sua historia, vou deixar cada um pra posts subsequentes.

Historicamente, os sete pecados capitais só foram enumerados e agrupados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas do apóstolo São Paulo. Esse pecados também são chamados de mortais, porque significariam a morte da alma em contraste com os pecados veniais, considerados menos ofensivos. Capital vem do latim caput (cabeça), significando que esses sete são como mães de todos os outros pecados.

Os sete pecados capitais nos dão um tipo de classificação dos vícios que eram abominados na época dos primeiros ensinamentos do cristianismo e que atualmente, por conta do capitalismo avançado, estão cada vez mais presentes no cotidiano da humanidade. O intuito dos antigos cristãos era educar e proteger seus seguidores, no sentido de ajudar os crentes na compreensão e auto-controle das suas pulsões e instintos básicos.

Vários textos falam que não importa  tamanho do pecado, pecado é pecado, e nenhum ficara impune no dia do julgamento.
Veja: (Ez 18.20,30; Rm 8.7; 1 Jo 3.4; Gn 8.4; Hb 9.27; Rm 6.23.)
(Tiago 2:10): “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” 


E você, anda seguindo o que o mundo nos confere ou esta procurando o caminho que Jesus nos mostra???

PORQUE COM DEUS TUDO POSSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ate o próximo post!!!!!









2 comentários:

  1. Tiiiiiiia muiiito profundo tocou a minha alma, ameii, continue assim que até eu que não gosto de ler estou lendo e gostando!!!!
    Bjss sua sobrinha Malu

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM MESMO... LEITURA ENVOLVENTE ESPERO ANSIOSA PELOS PRÓXIMOS POSTS QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ CADA DIA MAIS E MAIS...

    ResponderExcluir